Rio Camaiúzinho, uma aventura inesquecível!!!

Alguns rios tem a capacidade de ficar na memória do pescador para sempre, ativando lembranças, aguçando idéias, motivo de conversas e muitas, mas  muitas "estórias" de pescador...

Como trabalhei por três anos no Rio Sucunduri e dois anos no Rio Camaiú, tenho algum conhecimento da região e dessa forma fui  convidado por três grandes amigos, André Martins (@programapescanaveia), Cauby Motta (@cauby_junior) e Rafael Lins Bertazzo (@rafaelbert), pois os mesmos tinham planejado uma expedição de caiaque para o Rio Camaiú e precisariam de alguém com conhecimento da região.

Rodrygo Procópio, Cauby Motta,  André Martins e Rafael Lins Bertazzo

Uma expedição assim requer muito planejamento e esses pescadores já tem bastante experiência nisso, entrei somente com o  conhecimento e contatos da região para que a logística pudesse fluir rapidamente, já que não teríamos muitos dias disponíveis para a realização da viagem.

Saímos de Manaus com destino à Nova Olinda do Norte, em uma viagem de barco recreio, com duração de menos de 24 hs e de onde "iríamos"  iniciar nossa viagem para o  Rio  Sucunduri, mas como sempre tem que ter um contratempo, o motor da embarcação contratada não estava em condições de  realizar essa viagem.  Percorrendo a cidade conseguimos locar outra embarcação e dessa forma embarcar nossas tralhas e iniciar a viagem. Felizmente os guias estavam nos aguardando.

Nossa casa na expedição. Barco Armando Fiho
Nossa casa durante a expedição. Barco Armando Filho

Nossa intenção era aproveitar ao máximo os poucos dias de pescaria, por isso iríamos iniciar nossa pescaria assim que saíssemos  da região do Rio Canumã, no Rio Sucunduri, apesar do planejamento ter como foco o Rio Camaiú. Para nossa tristeza o Sucunduri estava cheio ainda e as previsões para o Camaiú não eram nada boas...

Aproveitando os dotes culinários do Cauby Motta durante a longa viagem.

Nosso barco de apoio lotado de materiais

O Rio Camaiú é um dos maiores afluentes do Rio Sucunduri, sendo muito difícil a navegação, pois está repleto de corredeiras e pedras no seu leito, margens altas, rio de difícil navegação, o que o deixa bastante preservado e extremamente piscoso.  Para vocês terem uma idéia do que estou falando, só existe uma operação de pesca lá e a entrada e retirada dos pescadores que lá se hospedam só é feita por hidroavião. 

Assim que chegamos no Rio Camaiú a sensação de euforia tomou conta de todos os pescadores, pois a ansiedade que já era imensa, ficou bem maior quando no deparamos com um rio de águas limpas, natureza preservada e cheio de estruturas para explorar. Os pescadores levaram seus caiaques que foram rebocados até a cachoeira das onças, de onde iniciaríamos nossa    pescaria baixando o rio de volta. Que lugar fantástico!!!

Cachoeiras das Onças - Rio Camaiú

Todos ficaram impressionados e encantados com a quantidade de borboletas vistas!


Rafael e uma das suas capturas no equipamento Ultra-Light.

Trio de caiaqueiros.

Apesar de tudo favorável, não foi um "bom" dia de pescaria. Rio cheio, poucas ações, poucas capturas e começamos a montar uma outra estratégia de pesca. André Martins cogitou subirmos mais o Rio Camaiú em busca de pontos mais distantes e depois de muita conversa surgiu a opção do Rio Camaiúzinho...

Como não estava na programação inicial, decidimos subir o Camaiúzinho o máximo possível, montar acampamento por lá, pernoitar, e no outro dia descermos para o barco de apoio novamente.

Tivemos que transpor 03 corredeiras para podermos começar nossa pescaria no Camaiúzinho.

Cachoeira do Camaiúzinho - 1 corredeira a ser transposta!

ª

2 corredeira a ser transposta!


3 corredeira a ser transposta!

Conseguimos transpor as corredeiras sem muita dificuldade, mas a ansiedade agora estava bem maior, pois esse rio é muito pouco acessado por ser bem estreito e muito raso em algumas partes. Após algumas horas de navegação,  encontramos um local para passarmos a noite, provavelmente um ponto de apoio para os famosos "copaibeiros".

Ponto escolhido para nosso acampamento.

Não precisamos fazer muita coisa não para dormirmos.

Assim que chegamos no ponto que achamos ideal para começarmos a descer e pescar, não perdemos tempo!

Ponto máximo de subida do Rio Camaiúzinho

Que rio, que pescaria!!! Todos ficamos bastante felizes com o resultado de nossa pescaria. Todos pegaram bastante peixes e de variadas espécies, e me lembro do André Martins comentando que em uma hora de pescaria já tinha um programa todo gravado, era bastante material. 

Descemos o rio pescando até a base escolhida para pernoitarmos. Chegando lá atamos nossas redes, banho de rio com água gelada, preparamos uma comida bem básica e rapidamente caímos no sono.

No dia seguinte amanhecemos com mais expectativa ainda, pois além da pescaria, seria o dia do nosso churrasco no almoço e começaríamos  a descer o rio com destino ao rio Camaiú, iniciando nossa jornada de volta para casa.  A pescaria foi tão boa que ainda tentamos esticar mais um dia de pescaria, mas infelizmente, não deu devido alguns compromissos que já estavam agendados.


O mestre do churrasco: Rafael!!!

Tudo muito bem preparado.

Descemos o rio para encontrar o barco de apoio e dessa forma iniciarmos nossa volta para Manaus. Ficamos com aquela sensação de "quero mais", mas em nossa programação ainda teríamos meio dia de pescaria no Rio Sucunduri, que infelizmente estava muito cheio ainda, dificultando o final de nossa pescaria!

Os poços estavam repletos de peixes de couro.


Os Pinimas apareceram com muita força!


Celebrando a vida!

Além de grande pescador, grande cozinheiro!


Mestre Cauby não deixou ninguém ficar com fome!


Quantidade absurda de matrinxãs.

Proporcionando uma pescaria farta e muito divertida.


Todo mundo voltando para casa, cheios de "estórias" para contar.


Alguma dúvida sobre esta viagem ou sobre outros destinos, entre em contato:
Rodrygo Procópio Costa Novo
(92) 99167-8676
rodrygonovo@gmail.com




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cores das iscas e a água.

Pescaria no lago de Balbina - Comunidade Rumo Certo Km 165 BR 174

Pescaria de Matrinxãs - Rio Preto da Eva - Am