Pescaria de Matrinxãs - Rio Preto da Eva - Am

Saímos para mais uma pescaria no final de semana passado e o nosso alvo desta vez eram as valentes Matrinxãs nas águas do Rio Preto da Eva, no Amazonas.

O Rio Preto da Eva está localizado na cidade de mesmo nome, a cerca de 79 km da cidade de Manaus tornando desta forma a pescaria fácil de ser realizada, podendo pescar e voltar no mesmo dia. A cidade atrai um grande número de turistas que procuram suas águas escuras e geladas para se divertirem em diversos balneários por lá existentes. Neste rio podemos encontrar na mesma pescaria, além das valentes Matrinxãs, Traíras, Tucunarés...

A  Matrinxã (Brycon Amazonicus) é um peixe de escamas da família Characidae que lembra muito um lambari grande, com corpo alongado, um pouco alto e comprimido,  podendo ser fisgada com iscas naturais de frutos, pequenos filés, minhocas, coração e fígado de boi em pedaços ou até mesmo com iscas artificiais, como spinners e colheres.
Realiza ataques rápidos e exigem do pescador muito reflexo, pois quando sente que foi fisgada realiza saltos acrobáticos e várias tomadas de linha, tentando se libertar, encantando qualquer  pescador esportivo. Eram justamente essas características que buscávamos em nossa pescaria!
Decidimos então realizar a pescaria em duas etapas, sendo a primeira, de manhã, com iscas naturais (usaríamos pedaços de fígado de boi) e na segunda etapa pescaríamos descendo o rio arremessando nossas  iscas artificiais.
Matrinxã capturada com equipamento leve.
Devido a chuva do dia anterior, nos deparamos com um rio de águas barrentas e ficamos um pouco preocupados com a possibilidade de um resultado negativo em nossa pescaria.... Essa dúvida durou somente uns 03 minutos pois assim que a isca arremessada pelo meu amigo Ricardo Carneiro caiu na água foi subitamente atacada por uma Matrinxã de tamanho excelente, que proporcionou além de uma excelente briga, um ótimo almoço na beira do rio. Continuamos assim até a hora do almoço, totalizando 16 Matrinxãs, sendo que  03 foram selecionadas para o nosso almoço. Almoçar uma Matrinxã, assada, na beira do rio, pode acreditar, não tem preço!

Depois do almoço e um breve descanso, retomamos nossa pescaria, só que dessa vez utilizaríamos nossas iscas artificias. Descíamos o rio, arremessando nossas iscas nas estruturas e logo identificamos o tipo de estrutura que mais obtivemos capturas:  Galhos ou troncos de árvores que estavam caídos sobre a água corrente. Era só arremessar bem atrás, onde a água fazia um pequeno redemoinho que elas estavam bem ali, somente esperando que algum inseto distraído caísse dentro dágua. Essa segunda parte da pescaria foi muito melhor que a primeira, pois descendo o rio encontramos excelentes pontos de pesca com água muito limpa, o que nos permitia ver cada ataque das Matrinxãs às nossas, coitadas, iscas artificiais...Foram 27 Matrinxãs capturadas, todas devolvidadas, e tantas outras que sacaram devido aos seus espetaculares saltos... Nenhuma tão grande assim, mas com toda certeza voltaremos em breve para uma pescaria somente com iscas artificiais para buscarmos Matrinxãs maiores e os brutos Tucunarés!

Até a próxima pescaria!
Pescadores Esportivos: Rodrygo Procópio Costa Novo e Ricardo Carneiro.