Pesca de Vadeio

Pesca de Vadeio 

Caminhar pescando pelas praias, águas, ou pelas pedras às margens de um rio, é sentir-se verdadeiramente parte integrante do bioma que o cerca naquele momento.

No ápice da seca na temporada de pesca no Amazonas podemos aproveitar as milhares de praias que ficam a nossa disposição para pescar desembarcado e na modalidade do fly fishing fazemos o famoso Vadeio!


O que é o Vadeio?
No dicionário é: [Flexão do verbo vadear]
1. Relativo a atravessar um rio pela parte mais rasa.
2. Mudar de direção, seguir ou atravessar o vau.
Transpor um rio ou um lamaçal pela parte mais rasa.
"Este rio vai ser fácil de vadear, pois tem bastante areia acumulada."


Eu gosto muito deste tipo de pescaria, pois gosto de andar pela praia, ou até mesmo dentro da água (com muito cuidado), pois sempre me rendeu excelentes capturas e memórias eternas.
Já pesquei muitos Tucunarés, Aruanãs, Jacundás, Apapas, Matrinxãs, Pirararas e Cacharas em praias ou rios com pedras, como o Camaiú, um dos últimos que pesquei com estruturas de pedras.

Rio Camaiú. Local Porto Seguro.




É claro que você deve tomar bastante cuidado e estar bem equipado com calçados próprios para nadar por cima das pedras. Existem no mercado botas específicas para esse uso, mas acredito que existam opções mais baratas e acessíveis. Em um rio como o Camaiú, cheio de pedras, tanto nas margens quanto no leito do rio, o pescador deve ter um cuidado com seus equipamentos utilizados na pescaria também. Uma vara rápida e forte, juntamente com uma linha e leader reforçados, vai te ajudar e muito a "rebocar" o seu peixe para longe das pedras que estão no fundo do rio! Por que você sabe que é por lá que ele vai procurar se esconder assim que se sentir fisgado e toda ajuda nesse momento é bem vinda!

O rio Camaiú, é o maior afluente do rio Sucunduri e está localizado na região sul do Amazonas. É um rio de navegação muito difícil, sendo necessário bastante conhecimento e experiência para andar por aquelas bandas. Os melhores pontos de pesca estão em locais quase que incessíveis, sendo inclusive o acesso por hidroavião necessário!

Contate o amigo Victor Vilanova, da Vilanova Amazon
(42) 99122-0016

Praia no Rio Negro. Excelente para uma pausa na pesca embarcada.

O Vadeio nas praias é o meu local preferido! Gosto de sentir a areia e a água sob meus pés enquanto caminho procurando um local para arremessar minhas iscas...

Arremessando a isca no local mais profundo e trazendo para o local mais raso e os ataques sempre acontecem antes do final do drop-off, parece que os predadores atacam sempre que a "presa" está para sair da zona de perigo.

Nas praias não preciso utilizar um equipamento extremamente forte, pois não existem estruturas cortantes e o peixe pode correr livremente.
Cachara garantindo a surpresa na pescaria!

Procure carregar consigo somente os itens mais básicos mesmo, pois se não for assim a pescaria deixará de ser prazerosa.

Não se esqueça de proteger do sol e do calor. Para tanto, use camisas de manga longa, buff, boné e bloqueador solar. Para se hidratar, leve sempre consigo uma garrafinha térmica.

Então não perca a oportunidade de praticar este tipo de pescaria assim que possível for! Você não precisa ser um pescador de fly para praticar este tipo de pescaria, pescadores de baitcasting podem desfrutar também desse contato mais "direto" com a natureza!

Se quiseres participar de uma verdadeira aventura amazônica acesse o site:
www.pescadoresportivo.com

www.pescadoresportivo.com



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cores das iscas e a água.

Pescaria no lago de Balbina - Comunidade Rumo Certo Km 165 BR 174

Pescaria de Matrinxãs - Rio Preto da Eva - Am