Uso da farpa no anzol ou garatéia

O uso da farpa no anzol ou garatéia!
Esse é um dos pontos de discórdia entre os pescadores esportivos. Alguns são extremamente contra o uso de anzóis com farpas, pois acreditam que estas causam mais danos ao peixe do que o necessário. Por outro lado, existem pescadores que não abrem mão de utilizá-la por acharem que sem a farpa o anzol ficará ineficaz para a pesca, simplesmente não conseguindo embarcar  peixe algum para a foto.
Há um bom tempo atrás, e bote tempo nisso, eu sempre que posso converso com alguns amigos pescadores e tento explicar as benesses de se amassar a farpa do anzol ou garatéia que ele está utilizando na pescaria. Eu poderia, e vou descrever posteriormente, várias vantagens sobre essa prática, mas talvez a que chame mais a sua atenção é sobre a sua segurança na pescaria, isso mesmo a sua segurança. 
Um anzol com farpa se torna extremamente dolorido e perigoso para se retirar do local onde ele está encravado, pois a farpa do anzol foi projetada para segurar ele nessa posição e convenhamos, o peixe não está nem aí para isso, pulando, se debatendo e por muitas vezes logrando êxito em se livrar da isca... Agora com você a situação é muito diferente, pois dói e dói muito mesmo e quanto mais tempo levar para se retirar pior fica. E essas iscas costumam se prender em várias partes esquisitas...
 
Não importa o tamanho do Tucunaré, pois sempre será perigoso manuseá-lo com a isca presa nele!!!
Pensando assim por que não amassar essas malditas farpas? Se quem realmente corre perigo sou eu, o pescador! Um anzol sem farpa sai muito facilmente da sua perna, braço, mão, pé, rosto... Sem a necessidade de maiores dramas ou pequenas cirurgias no local. Ah, mas posso perder o meu peixe! Meu amigo, são vários os fatores que fazem um peixe se soltar de sua isca quando fisgado, vários. Se você é realmente um pescador esportivo, você amassará a farpa do seu anzol. O peixe pula e se debate para se livrar do que ferrou em  sua boca e com a farpa você só estará causando ferimentos muito maiores nele. 
Além da segurança, o fator econômico também pode e deve ser considerado. Cada vez mais nossas iscas preferidas estão cada vez mais caras de se adquirir e caso sua linha arrebente e a isca fique presa na boca do peixe, sem as farpas ela vai se soltar mais facilmente permitindo a sua recuperação quase que imediata e  sem causar maiores danos ao peixe. 
Nunca se esqueça do perigo que você pode estar correndo! Pescarias são distantes de qualquer posto médico ou ajuda, e o socorro pode demorar a chegar. Certa vez, estava pescando com um grande amigo e durante a pescaria ele me questionou o uso de minhas garatéias sem as farpas e ele me garantiu que jamais faria isso. Certo momento da pescaria o mesmo me pediu um stick emprestado e num arremesso afobado engatou a isca em um galho. Ao tentar desvencilhar a isca do galho, através de toques com a ponta da vara, a isca veio em sua direção, cravando a garatéia em seu pescoço. Na hora ele ficou pálido, nervoso, mas com calma falei que a isca era minha, sem farpas, e que era só puxar, sem dor ou traumas maiores. 
Como me livrar dessa farpa? Muito simples: Basta pegar o seu alicate multi uso e apertar a farpa. Pronto! Sem maiores riscos agora para todos os envolvidos!!!
O que faz você perder um peixe na maioria das vezes durante o embate é a linha que fica frouxa, sem tensão necessária para manter a isca na boca do peixe.
Anzol sem farpas, além de seguro para o próprio pescador, é um dos pré requisitos para a correta prática do pesque e solte.
LEMBRE-SE:
A única "desvantagem" de se usar um anzol ou garatéia sem farpas é a facilidade da isca sair da boca do peixe, mas lembre-se ela também irá sair mais fácil de algum lugar do seu corpo caso você seja fisgado acidentalmente! 


Rodrygo Procópio Costa Novo
Guia de pesca esportiva em Barcelos. Especializado em acampamentos
(92) 99167-8676

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cores das iscas e a água.

Pescaria no lago de Balbina - Comunidade Rumo Certo Km 165 BR 174

Pescaria de Matrinxãs - Rio Preto da Eva - Am