O Popper

 Popper 





A emoção de ver um Tucunaré, seja pequeno ou grande, explodir na isca de superfície da água é uma emoção que  poucos pescadores irão esquecer tão cedo. Devido o trabalho de o Popper ser na superfície da água o pescador verá por muitas vezes a perseguição de peixes e, eventualmente, o ataque à isca. Isso resulta em uma explosão na superfície da água, ou se o peixe é agressivo o suficiente, você vai ver um peixe no ar com sua isca pendurada fora de sua boca. Com a temporada de pesca do Tucunaré se aproximando no Amazonas, é hora de selecionar as iscas de superfície que serão usadas e garantir estar no lago tão cedo quanto o sol nasce.

Das minhas cinco iscas favoritas para a pesca do Tucunaré, o Popper tem seu lugar de destaque e é uma isca que todo pescador esportivo deve ter em seu estojo ou bolsa. É uma isca tão versátil e eficiente que todo pescador esportivo deve utilizar com mais frequência.

Popper: Característica marcante deste tipo de isca é uma boca côncava. E é justamente esta boca côncava  que produz  ruídos e a formação de bolhas na  superfície, como se pequenos peixes ou animais como sapos estivessem se alimentando na superfície ou se debatendo em fuga.   Essa ação da isca é capaz de chamar a atenção do mais tranquilo e distante Tucunaré que estiver no rio ou lago.
Existem dois tipos de popper, um é o tipo "Chugger", que faz um som alto na água quando movimentado e o outro é o tipo "Spitter", que além de fazer um som mais suave, lança uma coluna de água para fora na frente da isca quando movimentada.


Jitterbug
Chugger

Hula Popper






História do Popper

Em 1930, um ex-funcionário Goodyear. Fred Arbogast abriu uma loja em Akron, Ohio, fazendo suas iscas de madeira, o Hula Popper, um estilo Chugger, e o Jitterbug, um estilo Spitter. Ele também inventou o primeiro "Hula de saia", uma borla de borracha na extremidade do Hula Popper que faz um  aumento de ação da isca na água.

O Popper tipo Chugger é o modelo mais antigo fabricado comercialmente, ele foi projetado e colorido para imitar um peixe ferido.

O Hula Popper foi projetado para imitar um sapo e da adição de uma saia de borracha separava da maioria dos outros Popper de superfície.

Todos os originais Popper Hula eram feitos de madeira, assim como a maioria das iscas de superfície pioneiras. Algumas empresas hoje ainda fabricam apenas um ou dois modelos de isca de madeira, praticamente todos estão agora moldados a partir de plásticos duros.
Embora tanto o Hula Popper e Chugger joguem água para fora na sua frente, ambos fizeram um som bastante alto no processo.

Estes dois modelos de Popper ainda são um dos mais vendidos e melhores produzidos, mesmo depois de 80 anos. Eles ainda são o padrão da indústria para quem fabrica iscas de boa qualidade. Na década de 1960, após as patentes serem permitidas, a Heddon e várias outras empresas saíram com as suas próprias versões, em plástico moldado.

O Pop-R foi um dos primeiros spitters. Em vez de fazer somente um som alto, ele também joga água vários centímetros a sua frente ao mesmo tempo.

Pop - R da Rebel


O tipo de isca Pop-R tem sido mais frequentemente copiado e é o mais usado mais por pescadores modernos. Shad ou sunfish cores são mais populares na Pop- R, enquanto que as cores de rã ainda são populares para o Hula Popper.

Pescando com o Popper

Basicamente são trabalhados com pequenos toques de ponta de vara enquanto recolhidas, variando a intensidade destes toques e a velocidade do recolhimento da isca. Tenha em mente que ao usar o Popper é de grande importância usar uma vara de pesca de ação média ou rápida, pois será mais confortável ao trabalhar a isca, exigindo menos esforço dos braços e pulsos, sem contar o trabalho mais eficiente da isca.



O Popper tem desempenhado um papel importante no sucesso da pesca do Tucunaré, pois além de ser muito eficiente é uma das iscas mais fáceis de trabalhar, especialmente para os pescadores inexperientes.

Como a maiorias das iscas artificiais usadas para a captura do Tucunaré, o Popper deve ser arremessado ao lado ou próximo de uma estrutura, como uma árvore, rocha, tronco... e você pode deixa a isca descansar por alguns segundos. Em seguida, usando seu pulso acentuadamente, ou levemente, você dá umas três movimentadas no Popper e então você permite que a isca pare e descanse por 10 a 30 segundos. Esta série de movimentos  continua até a isca chegar próximo ao pescador para que o mesmo a arremesse novamente.
Rommel Lopes, pescador esportivo apaixonado por Poppers!
Se você for paciente, acredito que você possa esperar por todas as pequenas ondas que o trabalho da isca faz diminuir antes de iniciar a sua ação novamente. Isto pode ou não funcionar para você, mas saiba que muitos de seus ataques irão ocorrer durante o tempo em que a isca está parada também.

Você precisa experimentar o grau de intensidade do trabalho do Popper necessário para atrair os peixes para a que a mesma seja atacada. Em algumas ocasiões, uma ligeira trabalhada na isca pode ser suficiente, mas em uma outra ocasião o trabalho da isca deve ser feito durante todo o caminho de volta ao pescador tão rápido quanto você puder fazer o trabalho da isca.

O Tucunaré pode ser despertado a partir de profundidades de mais de 09 metros na água clara devido à ação do Popper na superfície.

Tucunarés se alimentando na superfície são capturados mais frequentemente durante os períodos de pouca luz. Durante a primeira ou a última hora da luz do dia, a ação das iscas de superfície pode ser sensacional.  Também quanto  mais silencioso o local da pescaria, será melhor a ação do Popper. Atividade náutica pode matar o trabalho das iscas de superfície.

Retirado do Livro: Tucunaré, uma paixão sem fronteiras.
Autor: Rodrygo Procópio Costa Novo.














Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cores das iscas e a água.

Pescaria no lago de Balbina - Comunidade Rumo Certo Km 165 BR 174

Pescaria de Matrinxãs - Rio Preto da Eva - Am