Usando vara de 4 partes


Quando comecei a pescar sempre comprava varas inteiriças, até porque só havia essa opção, creio eu. Com o passar dos anos essas varas de duas partes começaram a surgir no mercado e foi com bastante desconfiança e desprezo que nunca tive sequer vontade de experimentar. Mas bastou um evento para tudo começar a  mudar. Certa vez, em uma das inúmeras visitas a loja de pesca do meu amigo Péricles, ele me apresentou um equipamento de fly, uma modalidade totalmente totalmente desconhecida por mim na época, e de imediato não me interessei. Era uma vara Shina nº 7 com linha floating amarela (tenho até hoje), de 4 partes e já vinha com 2 estojos com iscas... Não queria mesmo. Aí ele me mostrou um DVD do mestre Mel Krieger e aquilo me fascinou. Comprei e fiquei treinando nos finais de semana. Nunca tive problemas com o encaixe das partes nos arremessos e muito menos nas brigas com os Tucunarés.

Isso me permitiu ver as coisas de outras formas. Se carregar um tubo com varas de 5'5" ou 6' dentro de um carro é complicado imagine então uma vara de 9'? Mas esse problema eu não tinha com a vara de fly, pois sendo de 4 partes eu carregava com a maior facilidade dentro do carro. Como aqui no Amazonas a quantidade de rios e igarapés é imensa e vez ou outra nos encontramos próximo a um pesqueiro em potencial, bastou eu comprar uma vara de 3 partes da G-Loomis de 12 Lbs e um molinete compatível para deixar dentro do meu carro e aproveitar todas as oportunidades de pescar em qualquer lugar e o melhor de tudo, sem ocupar espaço no carro. Nunca mais deixei de usar este tipo de equipamento!



Mesmo assim só usava este tipo de equipamento quando pescava de fly ou com molinetes em equipamentos ultra-lights e na pesca com carretilha continuava usando varas inteiriças, mas como tudo na vida muda...

Na loja Tucunaré Açú eu tive a felicidade de fazer mais um amigo, o fabricante de varas customizadas Luiz Guerra. Ele começou a mostrar o seu trabalho em varas customizadas e duas varas de 4 partes que havia trazido para Manaus, uma laranja e preta (que já havia sido vendida) e uma outra branca e azul que de cara me apaixonei pelo trabalho feito e não pude deixar de comprar. É uma vara de 6' e de 10 - 20 Lbs e confesso que na hora comprei por impulso, por ser uma vara muito bem construída e que a colocaria em minha coleção, mas prestando bastante atenção, verificando a qualidade precisa e justa dos encaixes, percebi que deveria testar esta vara em uma pescaria.

Eu, meu amigo Luiz Guerra " Goiano" e suas criações.


A primeira pescaria foi realizada no lago da hidroelétrica de Balbina e a performance da vara foi excelente, tanto é que levei mais dois conjuntos para garantir a realização da pescaria, mas não cheguei a usar outra vara senão a do Luiz Guerra. Mas o grande teste foi realizado no Rio Aracá em Barcelos. Pesquei durante 5 dias, com enorme quantidade de capturas e o maior que capturei foi um Tucunaré de 7 quilos e agora em todos os grupos de pesca que levamos para pescar eu faço questão de apresentar este equipamento ao pescador, dando a oportunidade de testar e acabar com esse preconceito, pois eu vejo toda a semana que chega um grupo de pesca, a mesma reclamação ou problemas com o transportes dos grandes tubos de varas no aeroporto. É claro que as varas de 4 partes são um pouco, um pouco mesmo, mais pesadas e duras que as varas inteiriças devido a diferença do blank, mas nada que dois arremessos para o pescador se acostumar.



Acredito que esta é uma tendência que veio para ficar, pois se pode transportar nos aviões com facilidade e a grande prova disto é a confecção deste tipo de vara pelas grandes marcas do mercado. Mas como tudo na vida não são flores é de grande importância mencionar que o pescador deve tomar certos cuidados na hora da montagem do equipamento, pois o manuseio incorreto pode quebrar nas partes de encaixe e isso pode acontecer. Esse descuido na montagem, ao não se ajustar totalmente o encaixe ( o que deve ser feito de forma radial, nunca, jamais torcendo depois de encaixado ) a parte sólida "trabalha" na parte oca, promovendo eventual rachadura e posterior quebra deste encaixe.
No entanto, continuo acreditando que os benefícios compensam e muito a vida do pescador, pois a facilidade no transporte é imensa e a ação não muda nada, nada mesmo...
Quem quiser entrar em contato com o meu amigo Luiz Guerra pelo telefone (11) 98338-1929 ou pelos e mails goianopesca@bol.com.br ou goiano@goianocustom.com.br. Vale a pena acessar o site dele e dar uma conferida no seu trabalho com depoimentos de clientes satisfeitos e várias fotos de suas customizações.



Abraços meus amigos e boas pescarias!

Rodrygo Procópio Costa Novo







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cores das iscas e a água.

Pescaria no lago de Balbina - Comunidade Rumo Certo Km 165 BR 174

Pescaria de Matrinxãs - Rio Preto da Eva - Am