Pescando com Jigs

Jig


Desta vez vou falar sobre uma isca que tive que "aprender" a gostar de usar se quisesse obter êxito naqueles dias em nada dá certo para o pescador. Existem vários fatores que determinam o sucesso ou fracasso de uma pescaria e não ter conhecimento da situação e o material certo para enfrentar esse problema o pescador pode ficar frustado na pescaria. A paixão do pescador de Tucunaré e realizar suas capturas com iscas de superfície, podendo desta forma visualizar o ataque feroz às iscas de hélice ou zaras, mas infelizmente nem sempre isso é possível. Aí quem deve entrar em ação é o nosso amigo Jig.

O Jig é mais utilizado nos dias em que ocorrem uma queda brusca de pressão atmosférica, ou com a subida repentina do nível da água (repiquete) e até mesmo nos dias muito ensolarados você vai encontrar os Tucunarés no fundo. Os Jigs rendem bons resultados nestas situações.

O Jig é uma isca muito versátil e bastante produtiva que o pescador pode usar todos os dias da pescaria, testando diferentes profundidades, toques de ponta de vara e velocidade de recolhimento. Outra vantagem desta isca é que ela é formada somente com um anzol, o que garante uma fisgada mais precisa e ele está virado para cima, diminuindo a probabilidade de engatar nas estruturas. Muito fácil de arremessar devido ao fato do peso estar concentrado na cabeça da isca e esse é um detalhe interessante, pois arremessar nos locais precisamente faz toda a diferença no resultado da pescaria.


Acredito que o Jig só não é mais usado constantemente na pescaria do Tucunaré porque 99% dos pescadores que vem ao Amazonas querem ver a explosão ao ataque das iscas de superfícies. É realmente algo maravilhoso e inesquecível, mas infelizmente às vezes eles não querem pegar estas iscas, ficam rebojando atras da isca... Dessa forma você já localizou o seu alvo, então por que não usar um Jig para conseguir efetuar essa captura?

Tem um vídeo que eu acho excelente e exemplifica muito bem o que eu digo, o pescador sabe que o Tucunaré está na estrutura e então arremessa sua isca de superfície e nada acontece... Arremessa de novo e nada acontece novamente e  depois de varias tentativas ele se lembra do Jig que está em sua caixa de pesca e basta somente um arremesso para fisgar o bocudo. Esse vídeo é do Beto Andrade e você pode assistir a este e outros vídeos no canal dele no Youtube, acessando o link: http://youtu.be/EI0OirSIqUw


Tenho em minha caixa Jigs feitos pelo meu amigo Flávio Tannus que são animais!!! Muito bem atados e uma enorme variedade de combinação de cores que você pode escolher. Acredito que os preços estejam na casa dos R$ 30,00, mas acredite, vale cada centavo investido. Já vi suas iscas sendo vendidas em algumas lojas e sites, mas acredito que a melhor forma é comprando diretamente com ele, pois assim você pode explicar onde será a sua pescaria e com toda a certeza ele vai lhe indicar o melhor produto e pode personalizar sua isca com suas cores preferidas!!! Acesse o site:





A única recomendação que dou é quanto ao tipo de linha e varas usadas na pescaria. Se você estiver usando uma linha de monofilamento a vara deve ser de ação rápida ou ultra rápida para compensar a elasticidade da linha e se estiveres usando uma linha de multifilamento não terá este problema.




Lembre-se, pratique o pesque solte sempre. Se não conseguir solte pelo menos grande parte de suas capturas, pois somente praticando o pesque e solte é que vamos garantir os estoques pesqueiros que farão a nossa alegria sempre!



Rodrygo Procópio Costa Novo














Comentários

  1. Sua pagina ficou show de bola obrigado pela força e espaço cedido.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal Rodrygo, eu particularmente adoro pescar com Jigs, ainda mais se forem bem atados.... valeu!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Victor, nunca fui muito fã desta isca, mas a necessidade nos ensina muita coisa... Hoje esta isca nunca deixa de estar entre as minhas preferidas na minha caixa. Abraços meu amigo.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Cores das iscas e a água.

Pescaria no lago de Balbina - Comunidade Rumo Certo Km 165 BR 174

Pescaria de Matrinxãs - Rio Preto da Eva - Am